domingo, 28 de agosto de 2011

Base com FPS faz a vez do protetor solar?


Foto: Getty Images
Hoje é cada vez mais comum encontrar base com fator de proteção. E é na hora de usá-la que bate a dúvida com relação à necessidade de aplicar também o filtro solar.
Segundo o dermatologista Adilson Costa, ela funciona, sim, como um protetor. “O problema é que as pessoas não costumam aplicar uma camada generosa do produto. E ao aplica-lo em uma quantidade pequena, o fator de proteção acaba caindo muito”, explica. Além disso, a regra de reaplicar a cada duas horas vale também para quando se usa somente esse item de make, mas não costuma ser respeitada.
“Mesmo quando a pessoa não sua, é importante reaplicar o produto após esse período. Isso porque ele sofre, naturalmente, algumas reações químicas, que acabam com a sua eficácia após as duas horas.” Para completar, tem a luz branca, que é responsável por 20% dos casos de envelhecimento precoce. Daí a necessidade de estar protegida mesmo em ambientes fechados.
Portanto, se essa for a sua escolha, lembre-se então de aplicar a base em uma quantidade generosa e a cada duas horas. Agora, se você prefere usar os dois produtos separadamente, o Dr. Adilson alerta: “não escolha ambos na versão líquida, pois, nesse caso, a base acaba diluindo o protetor, já que possui água em sua fórmula”. Portanto, a solução é usar uma emulsão ou gel fotoprotetor com uma base cremosa.

Por Daniela Carasco
Fonte: MdeMulher